O MODERNO – Centro de Ensino, Educação e Cultura – concebe o currículo no ensino fundamental como elemento construtivo e constitutivo das experiências vivenciadas pelas crianças no lar, na sociedade e no ambiente escolar, dessa forma garantindo-lhe, além do seu crescimento e desenvolvimento natural, a continuidade do seu processo de escolarização, que se caracteriza de forma estruturante e se desenvolve de modo orgânico, sequencial e articulado nos 1º, 2º e 3º anos, completando no 4º e 5º, o primeiro seguimento do ensino fundamental.
Nesse aspecto, a abrangência do currículo no ensino fundamental e a articulação entre o primeiro e o segundo seguimento, do 6º ao 9º ano, devem garantir ao aluno a aprendizagem dos conteúdos curriculares, para que este desenvolva interesses e sensibilidades que lhe permitam usufruir dos bens culturais disponíveis na sociedade de modo geral, possibilitando-lhe ampliar e intensificar gradativamente suas experiências educacionais.
O MODERNO – Centro de Ensino, Educação e Cultura –, promove a avaliação da aprendizagem no ensino fundamental, como parte integralizadora do currículo e redimensionadora da ação pedagógica, que se caracteriza por sua função diagnóstica ao processo ensino-aprendizagem, dessa forma, assumindo um caráter processual, interativo e participativo, oportunizando ao professor se revisitar e rever sua metodologia de ensino, ao mesmo tempo em que, possibilita ao aluno recriar e refazer o que aprendeu.
Para alcançar este objetivo, o moderno utiliza vários instrumentos de avaliação como tarefas, exercícios, questionários, apresentações de trabalhos, provas, dentre outros instrumentos e ferramentas, no sentido de contribuir com a melhor formação desempenho aluno.