MODERNO-Centro de Ensino, Educação e Cultura

35 Anos

Um Pouco de História

Oi pessoal, tudo bem? Saudações acadêmicas!

Saúde, paz e prosperidade!

Somos os mantenedores do MODERNO-Centro de Ensino, Educação e Cultura: professora Socorro Paiva e professor José Adauto e vamos contar-lhes um pouco da história da nossa Instituição, a qual faz parte da nossa história.

Como diz a música, parafraseando Luiz Gonzaga: “Nossa vida era andar por esse país…” Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, só não chegamos ao Sul. Uma pena!

Enfim, o Norte: Macapá. Aqui chegamos em 1980, com cinco filhos e aqui nasceu mais um. Parafraseando Maria José Dupré: “Éramos oito”. Agora somos uma nação: temos três noras, três genros, onze netos, uma bisnetinha (Helena Luz), uma porção de amigos e, principalmente, uma sociedade que nos acolheu. Gratidão!

Aqui estudamos, crescemos, prosperamos. Estruturamos a nossa vida profissional, eu me formei Professora pelo Instituto de Educação do Território do Amapá (IETA), que carinhosamente chamo de IETÃO, Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Psicopedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, na mesma “pegada”, como diz os jovens, veio o Professor José Adauto, formado em Geografia pela UNIFAP e em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP).

Em 1986 fundamos a nossa Instituição de origem sob a denominação legal de Escola de 1º Grau Trem da Alegria, atuando na Educação Pré-Escolar e na 1ª à 4ª série do Ensino de 1º Grau, implantando mais tarde, em 1992, a 5ª à 8ª série.

Com o advento da Lei n.9394/96-LDB e para atender à solicitação dos nossos alunos, então jovenzinhos, e sob pesquisa e sugestão dos mesmos, a Instituição mudou a sua denominação para MODERNO-Centro de Ensino, Educação e Cultura, implementando, de acordo com a nova lei, Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Além da sua trajetória no âmbito da educação básica, no ano 2000, a Mantenedora da Instituição implantou o Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP), a Educação Superior, atuando prioritariamente nas áreas das Licenciaturas dando ênfase a formação inicial e continuada de professores, firmando   o seu compromisso educacional com a sociedade amapaense e brasileira como um todo.

A todos que nos ajudaram nessa jornada, os nossos sinceros agradecimentos.

Carinhosamente,

Socorro Paiva e José Adauto

Socorro Paiva – José Adauto

Facebook
Skip to content