Educação Infantil

O MODERNO – Centro de Ensino, Educação e Cultura – configura o currículo na educação infantil como elemento construtivo e constitutivo do desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar, elaborado a partir de experiências vivenciadas na vida familiar, nas relações sociais e no âmbito desta etapa da educação.

É imprescindível que nesse processo a ação educativa aconteça através de atividades que oportunizem esse desenvolvimento em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, afetivo e social, como elementos estimuladores das capacidades e potencialidades próprias da relação intrínseca existente entre crescimento-desenvolvimento-aprendizagem.

Nesta perspectiva, as atividades desenvolvidas na educação infantil serão pautadas na interação entre as diversas áreas do conhecimento propiciando a compreensão, construção e socialização da Linguagem Oral e Escrita; da representação Lógico-Matemática; da relação entre Natureza e Sociedade; das manifestações da Arte e da Criatividade e do comportamento social.

Modelo de Avaliação

Na Educação Infantil, a avaliação é feita por meio de acompanhamento e do registro das etapas alcançadas nos cuidados e na educação da criança, sem o objetivo de promoção, garantindo para esse fim os seguintes procedimentos:

a) A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

b) Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, entre outros);

c) A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança;

d) A documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho realizado pela Instituição junto às crianças e, os resultados deste no processo de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil;

e)  A não retenção das crianças na Educação Infantil.

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