Ensino Médio

         O MODERNO-Centro de Ensino, Educação e Cultura, compreende o currículo no ensino médio como a fase de consolidação da educação básica. Nele, se configura a percepção, definição e conceituação de um conjunto de valores e práticas que estruturam a construção, produção e socialização do conhecimento, bem como, o fortalecimento da identidade social e cultural do estudante, de modo que, aí se inclui de forma decisória, a prontidão para desenvolver a autonomia intelectual visando à continuidade de estudos, a preparação teórica para se inserir no mundo do trabalho e a constituição de valores éticos, estéticos e morais para o exercício pleno da cidadania. Dessa forma, o currículo no ensino médio deve assegurar a integralização entre o aluno, a ciência, a tecnologia, arte e a cultura, de modo que, os princípios educativos sejam preservados e processualmente conduzidos no decorrer da educação básica.

Modelo de avaliação

        O MODERNO-Centro de Ensino, Educação e Cultura, adota como procedimentos teórico-metodológicos para avaliação da aprendizagem no ensino médio, os princípios educacionais teoricamente fundamentados e legalmente determinados para serem aplicados nessa etapa. Os critérios que dão suporte as várias formas de avaliação nesse seguimento, estão embasados na predominância dos aspectos formativos sobre os quantitativos e classificatórios, desta forma adotando estratégias que favoreçam o crescimento do educando nos níveis intelectual, social, cultural e emocional.

          A avaliação da aprendizagem no ensino médio, tem como pressuposto básico uma educação de qualidade, de modo que garanta ao aluno, conhecimentos, atitudes e valores que lhe oportunizem desenvolver habilidades e desempenhar competências no processo intrínseco ensino-aprendizagem-avaliação, tornando-o não apenas competitivo, mas principalmente competente para participar e alcançar êxito nos mais variados tipos de avaliações nacional e internacional, dentre eles, ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), PISA (Progamme for InternationalStudentAssessment-Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e prioritariamente, dar continuidade aos estudos, rumo à educação superior, bem como, preparar-se para inserção no mundo trabalho e para exercer plenamente sua cidadania.