Atividades de Física

Física

2º Série Ensino Médio

Buraco negro
Buraco negro
Curiosidade sobre o trovão
buraco negro
speech icon, voice, talking

Arthur Picanço – 212
O eco que ouvimos em certas ocasiões é devido à repetição de
um som pela reflexão da sua onda sonora. Os sons refletidos
podem ser percebidos como um reforço, que são a reverberação e
o eco. A percepção de um desses fenômenos deve-se à
capacidade que os nossos ouvidos têm em distinguir os dois sons
que chegam até ele, e essa diferenciação só ocorre mediante um
intervalo de tempo superior a 0,1s entre a chegada do som emitido
e do som refletido.
A proximidade entre emissor e obstáculo pode tornar o som refletido
como um reforço do som emitido, em razão da grande proximidade
entre eles. Quando o som refletido chega aos nossos ouvidos em
um intervalo de tempo menor que 0,1 s, e não estamos tão
próximos do obstáculo, ouvimos o som refletido sem que o emitido
tenha sido extinguido completamente.

O Que É A Luz?


A questão sobre o que é a luz já vem desde os tempos antigos, mas a pergunta não era feita
e respondida do mesmo jeito que hoje em dia, antigamente eles levavam essa questão para
um lado mais filosófico já que eles não faziam experimentos para provar seu ponto.
Depois de muito tempo, em 1666 Newton descobriu que a luz branca poderia ser
decomposta em diferentes cores com o uso de um prisma, e isso contribuiu para que ele
apresentasse a teoria corpuscular da luz, ela descreve que a luz é composta por partículas
discretas denominadas “corpúsculos”.
Alguns anos antes de Newton ter feito a teoria corpuscular da luz, Christiaan Huygens havia
lançada a teoria ondulatória da luz, Huyghens dizia que a luz era uma onda e ela explicava de
forma significativa a reflexão e a refração da luz. Como sabemos, qualquer onda se reflete e
refrata de acordo com as leis da reflexão e da refração dos feixes luminosos.
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível e ela também pode ser entendida como uma
partícula, quando falamos de luz nós não podemos separar os dois conceitos quando
falamos de luz, por exemplo ela se comporta como uma onda quando falamos de
experimentos de difração e interferência e não é possível explicar esses fenômenos se a
tratarmos como uma partícula, e se tratarmos a luz como uma onda nós não conseguiremos
explicar experimentos como o efeito fotoelétrico.

Fontes:
https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/teorias-sobre-natureza-
luz.htm#:~:text=O%20modelo%20ondulat%C3%B3rio%20proposto%20e,da%20refra%C3%A7%C3%A3o%20dos
%20feixes%20luminosos.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-a-
luz.htm#:~:text=A%20luz%20%C3%A9%20um%20tipo,meio%20de%20propaga%C3%A7%C3%A3o%20para%20
outro.
https://www.youtube.com/watch?v=7K04QZQ1jsU

abstract, futuristic, triangle
scared, fear, schreck

Por Que As Pessoas Sentem Medo?

O medo É um uma emoção que todos os humanos tem, e ele é extremamente benéfico para a
nossa própria sobrevivência e ele vem desde os tempos antigos e tem como principal objetivo
manter nos manter vivo, como por exemplo quando você vai para uma rua que você não
conhece você evita ao máximo entrar em lugares escuros e fechados porque está com medo
de ser assaltado.
Uma parte dos medos são inatos, como o medo do escuro que está diretamente ligada ao
tempo em que os seres humanos não viviam em sociedade e tinham que andar no meio da
floresta ou em lugares em que haviam animais perigosos e por consequência os seres
humanos ficavam muito vulneráveis a noite, isso nos prova que o medo está muito associado
ao contexto histórico de uma sociedade.
E os medos também podem ser aprendidos, por exemplo uma criança que caiu de uma arvore
pode desenvolver medo de altura, os medos também são produtos do contexto histórico em
que estamos vivendo, por exemplo se você perguntasse para uma pessoa que viveu durante a
segunda guerra mundial qual era o maior medo dela, a resposta mais provável seria guerra,
apesar de que o medo é bom para a sobrevivência, se ele chegar a ser uma fobia ele pode se
tornar algo ruim.
Assim como os medos podem ser aprendidos eles também podem ser desaprendidos, como
por exemplo, a psicóloga Mary Cover Jones que foi apresentada a um garoto chamado Peter
que tinha dois anos de idade na época e ele tinha um medo de coelhos brancos, ela conseguiu
diminuir o medo do Peter, expondo ele de forma controlada ao animal e a outras crianças que
não compartilhavam do mesmo medo, esse método ficou conhecido como condicionamento
direto e ela ficou conhecido como mãe da terapia comportamental

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=RwTuCWmjsQQ
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnins.2015.00055/full
https://science.howstuffworks.com/life/inside-the-
mind/emotions/fear3.htm#:~:text=In%20humans%20and%20in%20all,as%20beneficial%20to%20the%20race
https://www.nationalgeographic.org/video/how-fear-and-anxiety-drove-human-evolution/
https://www.paulekman.com/universal-emotions/what-is-fear/
https://www.sciencealert.com/here-s-the-evolutionary-reason-why-we-re-afraid-of-the-dark
https://en.wikipedia.org/wiki/Fear
https://en.wikipedia.org/wiki/Little_Albert_experiment

CARACTERÍSTICAS SOBRE PLANETAS GASOSOS
Os Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar, como o nome sugere eles
são formados por gás. Estes planetas possuem diversos satélites naturais e o
sistema de anéis. Os quatros planetas gasosos que compõe o sistema solar são
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e também são os mais afastados do sol.
 Júpiter: É o maior planeta do Sistema Solar e recebeu o nome do rei dos
deuses. Júpiter é uma imensa esfera gasosa, com uma massa duas vezes
maior do que a de todos os outros planetas juntos. É o que mais possui
satélites naturais (luas). Até então foram descobertas mais de setenta. As
maiores luas são Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Sua temperatura média
é de 121°C. A rotação é de 9 horas e 55 minutos. A translação, 11 anos e
315 dias.

 Saturno: É um gigante gasoso com uma densidade tão reduzida que
poderia flutuar. Possui visíveis anéis brilhantes de várias cores. Acredita-
se que foram formados a partir de fragmentos de luas e asteroides e que
são de gelo, poeira e material rochoso. A principal característica do planeta
é o seu sistema de anéis. Acredita-se que estes anéis se formaram com
fragmentos de satélites naturais e asteroides. Além de gelo, poeira e
material rochoso. É o segundo maior planeta do Sistema Solar. Sua
temperatura média é de -125°C. A rotação,10 horas e 15 minutos. A
translação, 29 anos e 6 meses.

 Urano:  Possui cor azul-esverdeada, é o terceiro maior planeta do Sistema
Solar e é muito escuro e gelado. Sua cor deve-se, possivelmente, à
presença de metano na atmosfera, que é formada em grande parte pelos
gases hidrogênio e hélio. A rotação em torno de seu próprio eixo,
extremamente inclinado, demora cerca 17 horas. A translação, 84 anos.
Pesquisadores acreditam que seu núcleo é rochoso e possui gelo. A
temperatura média é de 216 graus abaixo de zero.

 Netuno: Recebe o nome do deus dos mares em razão de sua cor: um azul
intenso e brilhante que se assemelha com a cor do mar e que deriva

do metano presente na atmosfera. Netuno tem 17 vezes a massa da Terra e
é o menor dos gasosos. Como todos os astros compostos por gases, não
apresenta uma superfície sólida. O núcleo é possivelmente rochoso e
gelado. O planeta completa uma órbita em 165 anos terrestres, possui 6
anéis e 13 luas.
Fonte: Planetas gasosos do Sistema Solar – Mundo Educação
Gabriel Alcântara – 212

space probe, jupiter, space craft
ANTIMATÉRIA
Dilatação Temporal
Teoria do caos

Curiosidades astronómicas
Grupo: Manoel Henrique, Juan Carlos, João Lucas e Giordano Bruno
Turma: 211


Definição de astronomia
A astronomia é a ciência que estuda o movimento dos corpos celestes
Queima das estrelas
O sol queima mas, as estrelas não possuem fogo comum, como estamos
acostumados aqui na Terra. Trata-se de fusões termonucleares que ocorrem
em seus interiores, onde matéria é convertida em energia. No caso da estrela
Sol, a cada segundo, cerca de quatro milhões de toneladas de matéria são
convertidas em energia.

Velocidade da luz

A luz viaja no vácuo a uma velocidade de cerca de 300 mil quilômetros por
segundo. A lua está a cerca de 384 mil quilômetros da Terra, significando que a luz
dela leva um pouco mais do que um segundo para chegar até os nossos olhos.

Já o Sol está, em média, a uma distância de 150 milhões de quilômetros da Terra.
Portanto, a luz emitida pelo Sol leva mais do que oito minutos para passar toda
essa distância e chegar no seu olho.

Se você viajasse na velocidade da luz, você poderia dar cerca de sete voltas em
torno da Terra em apenas um segundo. Uma viagem de São Paulo a Nova York
duraria 0,03 segundos. Isso quer dizer que estaríamos em outro país antes mesmo
de piscar os olhos.

Buraco negro

O buraco negro seria o resultado de uma estrela morta. Ele se forma quando uma
estrela de grande massa (muito maior que a do Sol) termina seu período de fusões
termonucleares, sendo vencida pela gravidade, cuja força puxou toda a matéria
para um objeto de diâmetro tendendo a zero. Portanto, a densidade do buraco
negro tende a ser infinito. Por causa disso, a velocidade de escape nas
proximidades deste corpo é maior do que a velocidade da luz. Assim, nem ela
consegue escapar. Isto explica o nome deste objeto celeste.

Atmosfera
Cada planeta tem uma atmosfera diferente da Terra. Alguns planetas nem tem
atmosfera ou é bem rarefeita. Outros possuem uma atmosfera bem espessa!
Um exemplo é Marte, que tem uma atmosfera composta principalmente de gás
carbônico, que torna o céu com uma aparência rosada e alaranjada e, em vez de o pôr
do sol ser avermelhado, lá, o horizonte fica azulado.

Outro exemplo é a atmosfera de Vênus, que também é composta principalmente de
gás carbônico, mas é tão espessa que o efeito estufa de lá é bem intenso. Assim, o
calor fica preso e a temperatura pode chegar a atingir quase 400 graus!

gravidade da Lua

A gravidade da lua interfere na terra, para notarmos isso, basta vermos as marés
oceânicas, que fazem os níveis da água do mar subirem e descerem, dependendo da
posição que a Lua ocupa no céu ao longo do dia.

Além de grandes massas de água, a Lua também desloca os continentes alguns
centímetros. Mas, a Terra exerce mais efeito de maré sobre a Lua do que o inverso,
pois ela tem mais massa.
Surgimento da lua

A teoria mais aceita é que ela tenha surgido durante a formação dos planetas do
Sistema Solar, quando um objeto do tamanho de Marte colidiu com o que seria a
futura Terra e arrancou um pedaço dela.
Os destroços começaram a girar em torno da Terra devido à gravidade e foram se
juntando até formar o que hoje conhecemos por Lua. Isto explica porque a Lua tem a
mesma composição rochosa da Terra e está cheia de crateras.

prism, triangles, pyramids
Os tubarões utilizam o campo magnético da terra para navegar nos mares
TEORIA DAS CORDAS
efeito borboleta e teoria do caos
Buraco Negro
curiosidade científica
ANTIMATÉRIA
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